O humanismo retrata uma época de transição,não apenas literária,mas também histórica. Uma das principais características do Humanismo é a crescente valorização do ser humano e uma diminuição na importância de Deus para a explicação das coisas que acontecem no mundo. O antropocentrismo começa a ganhar espaço durante o período do Humanismo, enquanto o teocentrismo, que era bastante forte durante a maior parte da Idade Média, começa a perder força.
Podemos também dizer que dessa forma há o início de uma retomada da cultura clássica greco-latina, na qual os valores humanos eram exaltados. Essa influência vai se consolidar durante o período literário do Classicismo, correspondente ao Renascimento, mas já se manifestam no Humanismo.
O estudo das obras greco-latinas foi o meio de que se valeu o movimento para a descoberta e a experiência dos valores humanos. Este processo teve como eminentes autores: Dante Alighieri, Francesco Petrarca, Giovanni Boccacio, Erasmo de Rotherdam e Thomas Morus entre outros, maiores responsáveis pela redescoberta da cultura greco-latina e por sua aplicação.
A crise da estrutura vertical do feudalismo, o grande Cisma do Ocidente, o enfraquecimento do teocentrismo e as ideias divulga as favoráveis a distinção da autoridade espiritual e autoridade civil justificam-se como causas do movimento humanista, que se caracteriza por:
1. Teocentrismo mitigado
2. Reconhecimento dos valores humanos
3. Denúncia de falhas morais ou sociais
4. Busca de condições humanas para viver a vida em si própria
5. Redescoberta da cultura greco-romana
Mesmo reconhecendo no humanismo um movimento que , em Portugal, tem como balizas: 1434, nomeação de Fernão Lopes como cronista-mor do reino, e 1527, regresso de Francisco Sá de Miranda, da Itália.
O movimento humanista tinha como principal objetivo a valorização do homem e de sua humanidade.
Um dos influentes autores do humanismo é o português Gil Vicente
Gil Vicente
Gil Vicente nasceu no reinado de D. Afonso V (1438-1481),presenciou os reinados de D. João II (1481-1495) e D. Manuel I(1495-1521) e morreu em meados do reinado de D. João III (1521-1557). Nasceu em Guimarães, ou em algum recanto da Beira , de família oriunda de Guimarães.Foi mestre da balança em Lisboa e ourives, autor da famosa Custódia de Belém .Não são conhecidas as datas de seu nascimento e de sua morte,mas, provavelmente, nasceu em torno de 1465 e deve ter morrido entre 1536 e 1540.
| Estátua de Gil Vicente |
Escreveu ao longo de sua vida, cerca de 44 peças, e colaborou com Garcia de Resende no Cancioneiro Geral. Tinha a sátira como principal gênero, criticando todas as camadas social da época e seus costumes.
Outras de suas famosas obras, formada essencialmente por peças teatrais, eram os autos, tais como o Auto da Barca do Inferno, um dos principais autos do inicio do teatro Português.
As farsas e autos eram seus gêneros favoritos.
Auto da barca do inferno
Os únicos que vão pra barca do céu são os quatros cavaleiros e o Parvo. Florença é a única que não clama por um lugar na barca do paraíso por saber que era pecadora e iria para o inferno.
Trecho comentado do Auto da Barca do Inferno:
(Ato em que Brísida Vaz tenta persuadir o anjo para liberar sua entrada no céu)
"Anjo – Eu não sei quem te cá traz...
Brísida – Peço-vo-lo de giolhos! (joelhos) Cuidais que trago piolhos, anjo de Deos, minha rosa? Eu sô aquela preciosa que dava as moças a molhos, a que criava as meninas pera os cónegos da Sé... Passai-me, por vossa fé, meu amor, minhas boninas, (margaridas) olhos de perlinhas finas! E eu som apostolada, angelada e martelada, e fiz cousas mui divinas. Santa Úrsula nom converteu tantas cachopas como eu (...)(meninas, raparigas) "
Comentário:
Brísida Vaz tenta convencer o Anjo a deixá-la entrar na barca celeste. Usando linguagem vulgar, como se o Anjo fosse um dos seus clientes, chama-o de “meu amor, minhas boninas”, e afirma que espera salvar-se porque “criava as meninas” (prostitutas) para os padres da Sé -- outra crítica do autor aos maus sacerdotes.
Veja também :
Representação da peça Auto da barca do inferno, reproduzido pelos alunos da Escola Técnica André Bogasian , de 2010.
Exercícios
1) Que influencia o movimento humanista teve no pensamento das pessoas?
a) influenciou-as a pensar que Deus é o centro de todas as coisas
b)influenciou-as a pensar que o homem deve agir segundo os mandamentos de Deus
c)influenciou- as a perceber a diferença da autoridade espiritual e autoridade civil
2) O Auto da Barca do inferno é :
a) uma peça escrita por Gil Vicente com criticas a sociedade
b) uma peça escrita por Francesco Petrarca para demonstrar o quão boas as pessoas são
c) um livro escrito por Francesco Petrarca
3) Gil Vicente ficou conhecido como um exímio dramaturgo. Entretanto, sua produção teatral elegeu alguns gêneros teatrais. Assinale a alternativa que apresenta os gêneros mais praticados pelo autor:
a) farsas e comédias
b) farsas e autos
c) comédias e autos
d) tragedias e esquetes
e) comédias e tragédias
Gabarito
1) C 2)A 3)B
Comentário: A comédia e tragédia são gêneros clássicos e não praticada por Gil Vicente.Esquete é parte da peça e não a obra como um todo.
Fontes:
Vestibular.uou: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/auto-da-barca-do-inferno-analise-da-obra-de-gil-vicente.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Perguntas ou comentários